Rádio Italodance

♪ Música Atual: Carregando …


♫ Músicas Recentes:

Carregando …

 


O termo “Italo Dance” é originário do seu homólogo cedo italo disco em 1980. Exceto por seu nome, a origem e a categorização na dance music, dance e italo disco não tem muito a ver umas com as outras musicalmente.

Originalmente, era considerada uma invenção do DJ italiano Gigi D’Agostino e foi chamado de “Progressive Mediterreanean” em meados dos anos 1990, mas tornou-se mainstream depois do lançamento do single Blue (Da Ba Dee) por Eiffel 65, embora, nesta altura, tinha um apelo mais comercial do que as músicas de Gigi.

Italo dance é essencialmente música discoteca orientada e produzida principalmente na Itália. O gênero nunca se tornou importante o suficiente para todo o mercado europeu, mas há um monte de airplay nas rádios italianas, especialmente na rádio m2o, e no sul da Europa.

Italo Dance é caracterizado por riffs de sintetizadores, vocais modificados com vocoders com o refrão cativante e simples e, normalmente, um baixo com um som “metálico” muitas vezes referido como “Tuba-Bass”.

Devido à popularidade diminutiva da música italo-disco no final de 1980 e graças ao aumento da popularidade de eurodance, produtores de música italiana, como Cappella e Clubhouse e o proprietário do selo Media Records, Gianfranco Bortolotti desenvolveu um novo derivado de eurodance chamado “Mediterreanean Progressive”, em cooperação com famosos DJs e produtores da Itália: Gigi D’Agostino, Mauro Picotto e também o suíço Robert Miles.

Em 1995 Gigi D’Agostino lançou o single “Fly”, que se tornou um enorme sucesso na Itália, que foi seguido por singles como “Elisir (Your Love)” e “Gigi’s Violin”. Um dos primeiros países a adotar o estilo foi a Alemanha, onde o rótulo ZYX começou a liberar um monte de italiano a produzir dance music. Alguns dos artistas mais notáveis e reconhecidos incluem Da Blitz, Einstein Dr Deejay, Taleesa, Double You e Co.Ro., Mas não foi até o final dos anos 1990 e o gênero já se tornou mainstream, na maioria dos clubes europeus. O produtor Prezioso tem grande sucesso com seu single “Tell Me Why”, de 1999 e assim o fez Gigi D’Agostino também com a sua enorme hit-single “L’Amour Toujours”, também de 1999.

O gênero teve sua época de ouro dentre 1999 a 2005. Outros olham para o período de 1993 a 1995 como sendo a idade de ouro do gênero, devido à sua infância. Embora os grandes hits italo por Eiffel 65, Prezioso, Gigi D’Agostino, Molella, Dejoint, Dulce Pontes e DJ Lhasa ainda tenham suas músicas tocadas nas rádios do gênero, Italodance está longe de ser conhecido, onde ele foi substituído principalmente por electro e house music. Prezioso e Molella atualmente produzem house music e electro e mais outros artistas também mudaram seu gênero musical, no entanto Gigi D’Agostino, Gabry Ponte e Luca Zeta ainda produzem italodance.

In: